Seis discotecas de Caracas foram encerradas pelo Instituto para a Defesa das Pessoas no Acesso a Bens e Serviços, por vedarem a entrada a indivíduos gordos e de raça negra.
O encerramento das discotecas durará 48 horas e foi anunciado, esta quarta-feira, pelo presidente do Instituto para a Defesa das Pessoas no Acesso a Bens e Serviços (Indepabis), Augusto Montiel. Da lista dos estabelecimentos em questão constam Las Mercedes, Macaracuay e do Centro Comercial San Ignácio (Chacao).
O presidente do instituto lançou um apelo aos cidadãos para a denúncia de casos semelhantes e acrescentou que as condutas discriminatórias estão proibidas na Constituição Nacional e na Lei Orgânica Contra a Discriminação Racial.
Augusto Montiel reforçou, ainda, a ideia de que a Constituição da Venezuela assegura a protecção de todas as pessoas face a qualquer tipo de tratamento discriminatório.
O presidente do Indepabis confirmou ainda ter recebido queixas contra estabelecimentos comerciais, acusados de cobrarem uma taxa extra para os pagamentos efectuados com cartão de crédito.